FANDOM

Encontrando a velocidade de um personagem

Certamente em muitos momentos vocês devem ficar em dúvida de que velocidade alocar a um personagem, certo? Porém, muitas vezes aplicar uma velocidade é muito mais simples do que parece, ou ao menos pode facilitar na hora de perceber o tamanho de um feito.

Veja o artigo de Escala de Velocidade.

Termos comuns de crossover que possuem uma velocidade fixa

Existem alguns feitos que já possuem uma velocidade fixa ou uma margem de velocidade fixa, uma vez que você vê um personagem conseguindo um feito desse tipo, você já pode automaticamente aplicar essa velocidade nele. Conheça alguns deles:

Personagens que desviam/reagem a flechas: Qualquer personagem que consiga desviar ou reagir a uma flecha já possuí uma velocidade "Mais rápida que o olho pode ver" (Entenda o termo e outros aqui).

Personagens que desviam/reagem de balas: Qualquer personagem que consiga desviar ou reagir a balas já possuí uma velocidade "Supersônica".

Personagens que desviam/reagem à explosões: Qualquer personagem que consiga desviar ou reagir a uma explosão já possuí uma velocidade "Hipersônica".

Personagens que desviam/reagem à raios NATURAIS: Qualquer personagem que consiga desviar ou reagir a um raio NATURAL (Não confunda raios naturais com raios mágicos) já possuí uma velocidade "Massivamente Hipersônica".

Personagens que desviam/reagem à luz NATURAL: Qualquer personagem que consiga desviar ou reagir a luz NATURAL (Também não confunda luz natural com luz mágica), ou a lasers reais, já possuí a "Velocidade da luz".

Entendam que o que escrevi acima é só o mínimo de cada feito e que a situação pode variar muito de nível dependendo de como aconteceu.

Explicando:

Para encontrar o quanto de velocidade algo possuí, precisamos usar a fórmula Distância x Tempo, que é a distância que algo faz em determinado tempo. Os exemplos que citei acima todos já possuem sua própria "velocidade" (Raios possuem uma variação gigantesca) e por isso é possível aplicar a velocidade do objeto direto no personagem quando este se mostra capaz de se mover ou de reagir à uma velocidade maior que a do objeto em questão (Flechas, balas, raios e etc). Muito porém, existem casos onde se faz necessária uma velocidade de movimento/reação muito maior para se reagir à algo, que é quando o objeto já está em uma distância muito próxima do alvo (Do personagem, no caso), então mesmo um feito de ser mais rápido que uma flecha pode dar um resultado muito maior do que desviar de raios, caso a flecha esteja a centímetros do alvo.

Termos e frases que ajudam (Ou não) a encontrar uma velocidade

Enquanto estiver assistindo a um anime, lendo um mangá ou light novel, jogando uma visual novel ou jogo, pode aparecer alguns termos ou frases que podem servir como meio de ajudar a encontrar uma velocidade adequada.

É bem comum as obras japonesas não especificarem a velocidade em que um personagem se move, usando muitas vezes termos ambíguos ou que possuem muitas interpretações, porém ainda assim existem algumas coisas que entregam um pouco o quão rápido algo aconteceu.

Num piscar de olhos!

Tohka botou força na mão que segurava a espada e matou a distância na frente dos seus olhos.
“O q—!?”
“———“
Sem dar nem tempo para piscar, Tohka moveu-se para o monte que estava vendo algum tempo atrás.
Na frente dela, havia uma mulher com os olhos abertos em choque e uma garota com uma expressão inexpressiva.
O olho humano leva 0.1 segundos para realizar a ação de "piscar", um feito de velocidade descrito como tendo acontecido "em um piscar de olhos" ou, como no exemplo acima, "sem dar nem tempo para piscar", é um feito que aconteceu em 0.1 segundos. Você já tem o tempo, ainda precisa da distância (Nunca chutem a distância! Usem fatos ou valores aproximados concretos!), no caso acima ambas estavam à uma distância de um quilômetro. Usando a fórmula de Distância x Tempo fica muito fácil de encontrar a velocidade, não precisa pensar muito, apenas lembre-se de que 0.1 segundos é 10 vezes mais rápido que 1 segundo e multipliquem a distância por 10 (Somente quando o tempo for exatos 0.1 segundos), logo, 1 km x 10 = 10 km/s ou aproximadamente mach 30.

Incapaz de enxergar absolutamente qualquer coisa!

"Dilacere a carne e destrua os ossos - Estilo Dragão Brilhante Amagiri, Técnica Intermediária <Espada Longa de Nove Presas>!"
Mesmo Julis, observando a queima-roupa, não podia dizer o que Ayato tinha feito.
Ela viu um único lampejo da Ser-Versta, mas no momento seguinte, os quatro membros do boneco gigante tinham sido cortados, caindo para o chão com um estrondo alto. Uma cicatriz enorme tinha sido marcada no corpo do boneco. Ela não tinha certeza de que tipo de ataque poderia deixar tal marca-- na verdade, ela não tinha certeza nem de quantas vezes Ayato atacou naquele único momento.
Quando um feito ocorre onde uma ou mais pessoas presentes não conseguem ver absolutamente nada (Isso inclui não conseguir ver nem rastros, nem vultos), significa que aquele movimento vai além da capacidade do olho humano de absorver informação visual, que é uma velocidade de 0.01 segundos (Pode ser num tempo ainda menor, mas sempre usaremos o menor valor). A mesma coisa do exemplo acima se aplica aqui, tente achar a distância, use a fórmula de Distância x Tempo e multiplique a distância por 100 vezes (Somente quando o tempo for 0.01 segundos).

Speedblitz!

Speedblitz é quando um personagem é muito mais rápido que seu oponente e consegue ataca-lo sem que ele consiga reagir, demonstrando a grande superioridade em velocidade de um personagem para o outro.

Não confunda as coisas. Se um personagem mach 5 toma speedblitz de outro personagem, não significa que esse outro personagem é mach 20 por isso! Se um personagem que não possuí uma velocidade definida consegue dar speedblitz em outro personagem com uma velocidade definida, o personagem que deu speedblitz recebe PowerScalling disso, nada mais, nada menos(Não importando novamente, o quão casual o Blitz foi aplicado)

Aqui nos crossovers nós consideraremos que numa luta imaginária, o speedblitz só possa ocorrer caso o oponente seja pelo menos 2x mais rápido que personagem que esteja enfrentando.

Velocidade Supersônica/Mais rápido que o som!

É um fato de que da velocidade da luz para a velocidade do som existe uma distância colossal (Caso não saiba, a luz é cerca de 1 milhão de vezes mais rápida que o som), porém na parte escrita/dita a diferença é a mesma de 1 para 2, um personagem "mais rápido que o som" pode ser tanto mach 2 quanto mach 880,000 ou maior, o que também significa que tanto "supersônico" quanto "mais rápido que o som" só servem para dizer que algo se move mais rápido que 340 m/s.

Aqui na wiki usamos "Supersônico" para personagens que possuem de mach 1.2 à mach 2 e "Supersônico+" para personagens que possuem de mach 2 à mach 5.

Velocidade de um raio/Mais rápido que um raio!

Trecho que também costuma aparecer bastante em várias franquias, muitas vezes servem para definir que algo se move na velocidade de um raio ou mais rápido do que um raio.

Sabemos que um raio pode até mesmo alcançar a velocidade da luz, mas aqui sempre usaremos o menor valor, que no caso seria mach 440.

Atenção para a veracidade!

É bem comum as pessoas contarem como real algo que na verdade não se sustenta como um fato (Eu mesmo já cometi esse erro), principalmente quando a informação vem diretamente do personagem e não da narração do autor na obra.

Além disso existe outro erro muito comum que é quando consideram um raio/luz ou uma explosão como sendo algo natural, um raio mágico não pode ser considerado como algo real, assim como uma luz mágica não pode ser considerada como real, logo, não apliquem isso na velocidade dos personagens se não pode provar que são realmente os verdadeiros elementos.

Não é exatamente necessário que tenham dito palavra por palavra que tal elemento possuí a mesma velocidade de um verdadeiro, mas se fosse pra considerar tudo como sendo verdadeiro, teríamos centenas de obras com personagens Massivamente Hipersônicos ou mesmo na velocidade da luz que não conseguem nem reagir a uma bala comum, por isso é necessário que se prove que tal elemento em tal obra é o mesmo que o real (Normalmente cair das nuvens negras no céu já é o bastante).

O mesmo serve para falas de personagens que não se sustentam como reais, leia o trecho sobre Feitos x Falas x Fatos no artigo de Termos de Discussão.