FANDOM


Melhorias nas discussões

É muito comum em um debate crossover as pessoas usarem de argumentos duvidosos ou mesmo errados, maldosamente tentar encaminhar a discussão pra uma direção que desvirtue a luta, não aceitar a opinião ou argumentos concretos dos outros, entre várias outras coisas.

O intuito dessa página é tentar reduzir a frequência desse tipo de evento.

Leia também o artigo de Níveis de Poder e o artigo Sobre o uso de cálculos.

Termos e falas que são mal usados

Um dos maiores problemas nas discussões é o uso errado de termos e falas. Entenda que:

"Eu posso cortar qualquer coisa!"

Não significa necessariamente que tal personagem pode cortar qualquer coisa, esse tipo de habilidade especial não pode ser considerada absoluta sem ter sido de fato comprovado que é absoluta, o que raramente acontece.

"Ah mas ele disse que pode e nunca foi provado o contrário!" Para situações assim usamos o "Limite do Verso", veja sobre isso mais abaixo.

Outro erro bem recorrente é a má interpretação de alguns temos.

O termo "Supersônico" é usado nessa wikia, e em quase todas as outras, para se referir a personagens que possuem uma velocidade acima de mach 1 e abaixo de mach 5 (Se não entende de mach ou velocidade, leia esta página), porém, isso é apenas representativo, um meio de classificar de formas variadas a velocidade de um personagem, afinal, não existe o termo "Massivamente Hipersônico", existe?

Muitas vezes usam o "argumento" de que alguém referido como tendo velocidade supersônica automaticamente é inferior a mach 5, o que não só é um erro muito bobo, mas também atrapalha muito o andar de uma discussão decente.

Entendam que supersônico se refere a QUALQUER velocidade acima do som, QUALQUER UMA. Poderia dar diversos exemplos, mas o melhor pra demonstrar isso seria este exemplo.

Não tentem usar a literatura japonesa de maneira distorcida pra atrapalhar uma discussão.

Limite do Verso

O que é o Limite do Verso?

É basicamente uma forma de impedir os temíveis NLF (Non Limit Fallacy/Falácia Sem Limites em português), que são os poderes ou habilidades que não recebem um limite pelo autor e os fãs usam e abusam da capacidade desse poder ou habilidade.

Existe uma diferença gritante em "não ter sido mencionado um limite" e "ser absoluto independente de qualquer coisa".

Para evitar esse tipo de dor de cabeça é que existe o uso do Limite do Verso, que basicamente usa o ponto mais alto em nível de determinada franquia para ser o limite da técnica.

Por exemplo: Em uma certa franquia existe um personagem com a habilidade de refletir qualquer coisa, não importa o que, porém os personagens mais fortes da franquia são no máximo nível cidade, algumas pessoas acabam usando da falta de menção de um limite pra dizer que esse personagens poderia, por exemplo, refletir um ataque de nível planetário, isso é o NLF, e pra evitar isso o limite do verso colocaria essa habilidade como podendo refletir ataques de no máximo nível cidade.

Qual a razão disso?

É extremamente importante usar o que foi mostrado na franquia (Leia mais sobre isso abaixo) e usar menos o que sua cabeça quer acreditar. Independente do que você acredita, estando certo ou errado, uma vez que você deixa de usar o que a franquia mostrou e passa a usar o que você acha, você deixa de usar fatos e passa a usar achismos.

Feitos x Falas x Fatos

Essa é a parte mais importante numa discussão crossover, esses três F's (Feitos, falas e fatos) são coisas que separam o que usar ou o que não usar em uma discussão.

Feitos e Falas podem trabalhar separados e ainda assim serem válidos, mas ambos precisam estarem ligados aos "Fatos" para isso acontecer.

É importante destacar que uma vez que não esteja ligado a um "fato", mesmo um "feito" tendo realmente acontecido pode acabar sendo inválido, mas vamos por partes.

Feitos: Os feitos são eventos que aconteceram e que podem definir o nível de um personagem em algum dos seus atributos.

Falas: As falas são, como o nome já sugere, coisas ditas na franquia que podem ser usadas como argumento para definir o nível de um personagem em algum dos seus atributos.

Fatos: Por fim, os fatos são o que tornam algo realmente "usável" em uma discussão, normalmente pode ser visto como o contexto da obra, ou a falta de provas que desmintam o fato.

Exemplos: As BijuuDamas lançadas em Naruto foram feitos comprovados pelos fatos, pelo contexto e eventos recorrentes que aconteceram.

Aizen dizendo que a explosão que o Yamamoto parou da sua própria Bankai iria destruir uma área muitas vezes maior que Karakura é um exemplo de falas comprovadas pelos fatos, no caso o contexto da situação.

Nymph de Sora no Otoshimono destruindo o Sol porque sua voz cantando é péssima é um exemplo de feito não comprovado pelos fatos, uma cena com único propósito de comédia que não condiz com o contexto da obra e ainda é desmentido por todos os demais feitos da franquia.

Cell dizendo que poderia destruir o Sistema Solar inteiro com seu Kamehameha é um exmplo de fala não suportada pelos fatos, não condiz com o contexto da franquia e ainda é desmentido pelos demais feitos.

O benefício da dúvida:

Como o próprio título sugere,é quando um char tem um feito que é 95% óbvio que mostra que ele realmente possui tal nível seja em velocidade,poder de destruição(Falas também estão incluídas,sendo recheadas de informações e contexto por trás das mesmas),etc...

Mas...Que tenha os outros 5% que permitem invalidar o feito/fala em questões apresentando pontos contras que também são plausíveis não podendo cravar o nível X de tal char com 100% de precisão.

Nesta Wiki nós classificamos o benefício da dúvida como um upgrade ao char que o teve,e caso futuramente ele venha a ser desmentido por algo no mangá/anime,será mudado.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.