FANDOM

 Roteirismos, o que é?

Roteirismo em cross é quando um personagem com X recursos por força do roteiro não o usa contra o protagonista,ou não realiza determinadas situações completamente viáveis por vontade do autor,até ae tudo bem,o problema começa quando este roteiro é levado para dentro de uma luta cross-over.

Um exemplo comum é em lutas que envolvem os Uchihas,em especial,Obito,Kakashi,Madara,é muito normal vermos pessoas dizendo que Genjutsu não será usado de cara por que no mangá estes personagens dificilmente fazem uso dele de primeira,isso é verdade,mas....No mangá.

Em um cross esse tipo de personalidade não se aplica,você pega um personagem de universo X para lutar contra outro de Y em um cenário aleatório ao qual ambos não estão restringido por roteiro,por que diabos eles então não usariam seus melhores recursos logo de cara?Ambos estão fora do seu mangá de origem e o roteirismo está desligado.

Por isso em lutas cross-overs é sempre importante colocar nas condições se os personagens em questão estarão limitados ao roteiro de suas obras.

Personagem Induzido a Estupidez (PIE/CIS)

O PIE (Ou CIS nos fóruns estrangeiros), Personagem Induzido a Estupidez, refere-se a momentos na história de um personagem onde ele comete erros bobos, sofre danos ou derrotas sem sentido ou mesmo deixa de usar algum poder que deveria ter usado por conveniência do autor, são popularmente conhecidos como 'desfeitos'.

História Induzida a Estupidez (HIE/PIS)

O HIE (Ou PIS nos fóruns estrangeiros), História Induzida a Estupidez, tal como o PIE, refere-se a certos eventos na história de uma franquia que acontecem de forma que desminta ou desconstrua algo que normalmente aconteceria a fim de dar continuidade a história, são popularmente conhecidos como 'incoerências'.

Relevância do PIE/HIE para os crossovers

Ambos PIE e HIE são coisas diferentes ligadas a história de uma franquia e que por conta disso, muitas vezes tendem a complicar a credibilidade de certos feitos ou falas, nós não precisamos da história da franquia para uma luta crossover e logo, o certo a se fazer em uma discussão onde tenha PIE/HIE envolvidos é descartar tal evento.

Querer usar da inconveniência da história para aumentar ou diminuir o nível de um personagem é um erro que muita gente comete, as vezes sem saber, as vezes com más intenções mesmo, nunca usem desse tipo de argumento fulo e não deixem que usem disso também, apenas desconsiderem o evento.

Vale lembrar que PIE/HIE são muito diferentes de feitos ou falas desmentidos, PIE/HIE geralmente são poucas situações que desmentem tudo o que a franquia já mostrou enquanto feitos e falas desmentidos são eventos únicos que não se mostraram verdadeiros em várias outras situações (Exemplo: Um personagem dizer que possuí a velocidade da luz, mas não conseguir desviar de balas, ser atingido por personagens mais lentos e não conseguir acompanhar o movimento de algo mais lento).